Female Horror Writers

Como vocês perceberam, outubro é o meu mês preferido. Gosto muito de ler e ver terror, então ano passado sugeri que lêssemos “Frankenstein” de Mary Shelley no encontro do Leia Mulheres. Foi muito bacana e eu queria repetir a dose de terror nesse ano. Vocês já pararam para pensar quantas autoras de terror vocês já leram? Após muita pesquisa, e em parceria com a Darkside, vamos debater “A Menina Submersa“.

Ontem me pediram dicas de livros de terror escritos por mulheres e eu só consegui pensar nos básicos: “Frankenstein“, os de vampiro da Anne Rice, Daphne du Maurier e Shirley Jackson (atualmente sem edições no Brasil, mas a Suma de Letras prometeu “We have always lived in the castle” para o ano que vem). Das contemporâneas, sempre falo da minha queridinha Caitlin Doughty, com seu maravilhoso “Confissões do Crematório“, que não é bem terror, mas está dentro da temática.

mary-shelley_female-fright-writer_hd_768x432-16x9
Mary Shelley

Já no gênero suspense e policial, temos mais algumas conhecidas: Agatha Christie (que não é chamada de “Rainha do Crime” por acaso) e Patricia Highsmith (figura controversa, mas de enorme talento). Tess Gerritsen e Sophie Hannah são nomes conhecidos do suspense contemporâneo.

Ontem passei umas boas horas pesquisando autoras de terror e espero um dia conseguir escrever um dossiê bacana para o Leia Mulheres. Infelizmente muitas das autoras que conheci não possuem obras publicadas no Brasil. Resolvi compartilhar os links que encontrei para conhecimento de todos e futuras consultas.

6 Female Horror Writers to Read Right Now

10 Top Female Horror Writers: From Gore to Gothic

The Wonderfully Horrific World of Female Horror Writers

Top 25 Women Horror Writers You Probably Haven’t Heard Of (But Should Know)

Goodreads: Female Horror Writers

shriley
Shirley Jackson

Infelizmente, não encontrei muita coisa sobre escritoras brasileiras de terror, apenas essa indicação do Pipoca Musical. E não posso deixar de mencionar a autora Verena Cavalcante com seu livro “Larva”.

Futuramente pretendo fazer uma série de posts de filmes que foram baseados em livros dessas autoras.

Até mais!

Advertisements

3 thoughts on “Female Horror Writers

  1. Olá, tudo bem?
    Também gosto muito de livros dentro da temática do horror, e é uma pena que na maioria das vezes as escritoras da área sejam pouco divulgadas…
    Se estendermos a temática à escritoras como a Anne Rice, aqui no Brasil eu recomendaria as escritoras Georgette Sillen, Rosana Rios, Helena Gomes, Giulia Moon, Martha Argel, Nazarethe Fonseca, Regina Drummond e Camila Fernandes, que escrevem sobre vários criaturas fantásticas como vampiros, lobisomens, fantasmas e bruxas 🙂
    Das escritoras estrangeiras já publicadas por aqui eu recomendaria a Ann Radcliffe (de Os Mistérios de Udolpho), Yangsze Choo (da A Noiva Fantasma), Alejandra Pizarnik (de A Condessa Sangrenta), Mary Cholmondeley e Mary E. Braddon (ambas do séc. XIX, e com contos publicados no livro “Contos de Horror”) e Valentine Penrose (de A Condessa Sanguinária).
    Já li todas essas moças e gostei da maioria 😀

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s