Ida Lupino

De uns tempos para cá tenho feito várias pesquisas sobre diretoras mulheres e acabei topando com o nome de Ida Lupino. Nascida em 1918, ela foi a única mulher trabalhando na direção e produção de filmes nos estúdios de Hollywood durante a década de 50. Ela também foi atriz, e foi a primeira mulher a dirigir um filme noir, o ótimo “The Hitch-Hiker” (que aqui saiu como “O Mundo Odeia-me”).

Ela também passou boa parte de sua carreira trabalhando na televisão. Ela dirigiu mais de 100 episódios, passando pelos mais variados gêneros, de histórias sobrenaturais, a westerns e comédias. Ela também foi a única mulher a dirigir episódios de “The Twilight Zone“, e única diretora a também a atuar em alguns episódios.

ida01
No set de “The Hitch-Hiker”, com Edmond O’Brian e William Talman

Até o momento só tive a oportunidade de ver dois de seus filmes, “Outrage” (aqui como “O Mundo é Culpado) e o já citado “The Hitch-Hiker”.

“Outrage” conta a história de Ann Walton, que acaba de ficar noiva, e um dia, voltando do trabalho, é estuprada. O filme narra as tensões familiares e a fragilidade emocional da protagonista após o acontecido. Acho uma temática ousada para a época (1950), mas o enredo deixou muito a desejar, o desenrolar é um pouco falso, mas é um filme muito válido.

outrage503

Já “The Hitch-Hiker” é um filme que gosto muito. Nele, dois homens saem de carro para pescar e são sequestrados por Emmett Myers, um psicopata procurado pela polícia. Ele deixa claro que ao final da viagem os dois pescadores serão assassinados. A tensão do filme é muito bem conduzida, com a maioria das cenas acontecendo dentro do carro, com uma arma apontada para a cabeça deles.

hitch

Pretendo ver mais filmes da Ida Lupino e talvez volte aqui para comentar. Enquanto isso, sigo pesquisando mais dessas diretoras do começo do século passado. Aceito indicações.

Advertisements

One thought on “Ida Lupino

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s